acesse sua conta:      
 
COOPERATIVA SISTEMA   TRANSPARÊNCIA   PARA VOCÊ
 
 
       
Twitter Facebook  
 
 
 
 
VALORES E PRÍNCIPIOS
 

As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, as cooperativas pressupõem nos valores éticos da honestidade, transparência e responsabilidade social. Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam os seus valores à prática.

 
1 - Adesão voluntária e livre 
As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas.
 
2 - Gestão democrática 
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes.
 
3 - Participação econômica dos membros 
Os membros contribuem eqüitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-na democraticamente. Parte deste capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros destinam os excedentes a uma ou mais das seguintes finalidades: desenvolvimento das cooperativas, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais será indivisível; benefício aos membros na proporção das suas transações com a cooperativa; apoio a outras atividades, aprovadas pelos membros.
 
4 - Autonomia e independência 
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia das cooperativas.
 
5 - Educação, formação e informação 
As cooperativas promovem a educação e a formação de seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir para o desenvolvimento delas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
 
6 - Intercooperação 
As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
 
7 - Interesse pela comunidade 
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades.
 
 
Sicoob
Cooperativa de Crédito do Nordeste e Centros Norte e Sul da Bahia Ltda.
© 2017 Sicoob Coopere. Todos os direitos reservados.
Ouvidoria Sicoob
Atendimento Seg. a Sex. - 8h às 20h
0800 725 0996
Deficientes auditivos ou de fala
0800 400 458
www.ouvidoriasicoob.com.br
Canal de comunicação de indícios de ilicitude