acesse sua conta:      
 
COOPERATIVA SISTEMA   TRANSPARÊNCIA   PARA VOCÊ
 
 
       
Twitter Facebook  
 
 
 
 
 

A região Nordeste do Brasil ainda é vista como sinônimo de pobreza, já que os nove estados nordestinos têm os piores indicadores sociais do país, com altos índices de mortalidade infantil e de analfabetismo, e baixa renda per capita, como demonstram dados oficiais, do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, produzido pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com informações fornecidas pelos Censos Demográficos de 1991 e 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Tal realidade se torna evidente quando se analisam os dados relativos a mortalidade, educação e renda.

Os nove Estados da Região nordeste se encontram nas duas faixas com as mais altas taxas de mortalidade infantil (nas cores laranja e vermelha).

 

Mortalidade até cinco anos de idade, 2000

Quadro quase idêntico se encontra em relação ao analfabetismo.

Percentual de pessoas de 25 anos ou mais analfabetas, 2000

Em renda per capita, sete dos nove estados nordestinos detêm os piores indicadores no conjunto dos estados brasileiros.

Renda per capita, 2000

O Sicoob Coopere está situado em um pequeno pedaço desta grande área onde a pobreza é a regra. No semi-árido baiano, numa microrregião conhecida como sisaleira. O sisal, base da economia da cidade e dos municípios vizinhos, é uma cultura tão onipresente que deu nome à região.
A sede da cooperativa de crédito é em Valente, mas a região sisaleira engloba uma área composta por cerca de 30 municípios, com uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes. A extração da fibra de sisal é a atividade que mais ocupa mão de obra. Originário da península de Yucatan, no México, a planta é matéria prima de mais da metade da fibra dura produzida no mundo. A área da Bahia onde se produz a fibra é responsável por mais de 90% da produção nacional.
Assim como em toda a região Nordeste, predomina nesses municípios a pequena propriedade rural. Para conhecer mais detalhes faça aqui o download do livro. Uma surpresa no sertão, em formato PDF.

 
Sicoob
Cooperativa de Crédito do Nordeste e Centros Norte e Sul da Bahia Ltda.
© 2017 Sicoob Coopere. Todos os direitos reservados.
Ouvidoria Sicoob
Atendimento Seg. a Sex. - 8h às 20h
0800 725 0996
Deficientes auditivos ou de fala
0800 400 458
www.ouvidoriasicoob.com.br
Canal de comunicação de indícios de ilicitude