acesse sua conta:      
 
COOPERATIVA SISTEMA   TRANSPARÊNCIA   PARA VOCÊ
 
 
       
Twitter Facebook  
 
 
 
 
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
 

A idéia de reunir o esforço de todos em busca do bem comum, com uma distribuição mais igualitária dos benefícios é antiga quase tanto quanto o que chamamos de civilização humana. Porém o modelo atual que conhecemos de cooperativas, surgiu em Rochdale, região de Manchester, na Inglaterra.

 
O país vivia a Revolução Industrial, que acabou com o sustento de centenas de milhares de trabalhadores que viviam no campo, os quais passaram a morar em condições sub-humanas nas cidades em busca de emprego.
 
As jornadas diárias de trabalho chegavam a 16 horas, os salários eram muito baixos, mulheres e crianças também trabalhavam sem qualquer tipo de proteção ou benefício e uma grande quantidade de pessoas se amontoava em pequenas residências sem nenhum conforto ou higiene.
 
Os pioneiros cooperativistas, em número de 28, a maioria trabalhadores da indústria têxtil, formalizaram o grupo em 21 de dezembro de 1844, com um capital de uma libra esterlina (a moeda inglesa) cada um. Eles fundaram um armazém para venda de produtos, pois os trabalhadores até então eram muito explorados também na compra de alimentos, pois às vezes recebiam pagamento em mercadoria (com produtos de qualidade duvidosa) ou compravam por preços exorbitantes.
 
O sucesso do armazém de Rochdale foi agregando mais pessoas ao sistema. O cooperativismo então começou a se espalhar rapidamente e nos dias de hoje se faz presente em todo o mundo, tendo presença forte especialmente nos países mais desenvolvidos e igualitários do mundo.
 
Em 1847, com a Colônia Tereza Cristina, no Paraná, o cooperativismo teve início no Brasil. Outras cooperativas surgiram ainda no século XIX, mas foi somente em 1932, quase um século depois, que o setor teve impulso, quando o governo começou a estimular esta alternativa de desenvolvimento e promulgou a Lei Básica do Cooperativismo.
 
Em 1971, auge da ditadura militar, uma nova lei foi promulgada, a qual, por meio dos mecanismos que estabelecia, atrelou o cooperativismo ao Estado, privilegiando cooperativas de grandes produtores, voltadas à exportação. Alguns analistas chegam a dizer que o cooperativismo nesta época foi utilizado como forma de controle social.
 
 
Sicoob
Cooperativa de Crédito do Nordeste e Centros Norte e Sul da Bahia Ltda.
© 2017 Sicoob Coopere. Todos os direitos reservados.
Ouvidoria Sicoob
Atendimento Seg. a Sex. - 8h às 20h
0800 725 0996
Deficientes auditivos ou de fala
0800 400 458
www.ouvidoriasicoob.com.br
Canal de comunicação de indícios de ilicitude